No dia 31 de agosto de 2019, Anthoine Hubert, um dos pilotos mais talentosos da categoria de base da Fórmula 1, estava participando da corrida de Fórmula 2 em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Durante a segunda volta, seu carro colidiu com o de Juan Manuel Correa em uma curva, causando um grave acidente que envolveu outros dois pilotos.

Hubert foi imediatamente levado ao centro médico do circuito, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e faleceu aos 22 anos de idade. Correa, por sua vez, ficou gravemente ferido e precisou passar por várias cirurgias.

O acidente chocou a comunidade automobilística, que imediatamente prestou homenagens ao jovem piloto francês. Charles Leclerc, seu amigo pessoal e colega de equipe na Fórmula 2 em 2017, dedicou sua primeira vitória na Fórmula 1 a Hubert, afirmando que ele sempre será lembrado como um piloto talentoso e uma pessoa incrível.

Mas o incidente também trouxe à tona questionamentos sobre a segurança nas corridas de automobilismo. Spa-Francorchamps é um circuito conhecido por ser um dos mais desafiadores e perigosos do calendário da Fórmula 1, e muitos perguntaram se os regulamentos de segurança foram adequadamente aplicados.

As investigações sobre o acidente ainda estão em andamento, mas muitos observadores apontaram que a colisão parece ter ocorrido devido a um problema mecânico no carro de Correa, o que teria causado uma perda repentina de controle e uma colisão em cadeia.

Além disso, o incidente também serviu para reforçar a importância do trabalho contínuo de aprimoramento da segurança nos esportes motorizados. Embora esteja longe de ser a primeira morte nas corridas, a fatalidade de Hubert foi um lembrete doloroso de que a segurança deve sempre ser a prioridade número um.

Em homenagem a Anthoine Hubert, muitos pilotos e equipes tomaram medidas para melhorar a segurança nas corridas. Por exemplo, Lewis Hamilton, hexacampeão da Fórmula 1, pediu para que a FIA (Federação Internacional do Automóvel) fizesse uma revisão completa dos circuitos de corrida.

No geral, a morte de Anthoine Hubert foi um acontecimento trágico que chocou a comunidade automobilística e trouxe questões importantes à tona. Esperamos que a investigação do acidente leve a mais melhorias em termos de segurança para pilotos, equipes e espectadores. Descanse em paz, Anthoine Hubert.